O COI (Comité Olímpico Internacional) admitiu que os atletas que vão competir em modalidades ao ar livre, nos Jogos Olímpicos de Pequim, correm o risco de sofrer problemas de saúde devido à falta de qualidade do ar na capital chinesa.

Num comunicado divulgado esta segunda-feira, o COI refere que “nas modalidades ao ar livre que exijam esforço físico ao mais alto nível durante, no mínimo, uma hora”, como o ciclismo de estrada, a maratona e o triatlo, a comissão médica do comité concluiu que “pode haver alguns riscos”.

O COI afirma que vai trabalhar conjuntamente com as federações internacionais até 8 de Agosto, data do início dos jogos, com o intuito de melhorar a situação, fazendo uma análise diária à qualidade do ar e às condições climáticas em Pequim.

A entidade organizadora garantiu também que “a saúde da grande maioria dos atletas (os que competem em ambientes fechados) que vão estar nos Jogos não vai ser prejudicada”. Para já, o cancelamento dos Jogos Olímpicos de Pequim não é uma hipótese.