Na sempre difícil visita ao reduto do Glasgow Rangers, o Sporting conquistou um resultado que deixa boas perspectivas para a segunda mão, a disputar daqui a uma semana em Alvalade. Os leões empataram a zero bolas e vão poder assim discutir a eliminatória diante do seu público.

Perante um Ibrox Stadium praticamente esgotado, a equipa de Paulo Bento entrou bem na partida, mantendo a posse de bola a meio campo, o que impossibilitava o Glasgow Rangers de praticar o seu estilo de jogo preferido: lançar bolas para a área adversária. Num jogo muito disputado na zona intermediária (9 médios em campo), a primeira parte não assistiu a uma verdadeira oportunidade de golo. As equipas sentiam sempre grandes dificuldades em chegar com a bola controlada ao ataque, e o mau estado do relvado também não ajudou os jogadores, havendo sempre muitas faltas, o que provocava longas paragens na partida.

Aos poucos, o Rangers foi reagindo à melhor entrada do Sporting e foi tomando conta das operações, embora não tivesse criado qualquer oportunidade de golo digna desse nome. De registar apenas, já no fim da primeira parte, o remate forte de McCulloch, a possibilitar grande defesa de Rui Patrício. O intervalo chegava sem muito para contar. Jogo muito disputado a meio campo, faltoso, sem que nenhuma equipa conseguisse dominar a partida.

Intervalo nada mudou

A segunda parte não foi muito diferente da primeira. O Sporting reentrou na partida tentando fazer com que a bola estivesse o mais longe possível de Patrício, e com uma ou outra dificuldade, sempre o foi conseguindo. Contudo, ao contrário do que acontecera nos primeiros 45 minutos, o Rangers entrou mais rápido, procurando chegar ao golo o mais cedo possível. A segurança defensiva do Sporting, que em muitos outros momentos não tem aparecido, impediu a equipa escocesa de criar mais perigo.

À medida que os minutos passavam, o Glasgow Rangers passou a arriscar mais na partida. O Sporting passou a aproveitar melhor os espaços que os escoceses deixavam e passou a criar mais perigo após a entrada de Djaló. O jovem jogador português criava boas combinações com Liedson, mas apesar das boas oportunidades de que dispôs, o Levezinho estava em dia não.

O jogo ia-se arrastando até ao fim, com o Sporting a ter na parte final as melhores oportunidades para marcar, mas sempre com preocupações acrescidas na defesa.

Com este nulo, o Sporting saiu pela primeira vez da Escócia imaculado, impondo empate a zero ao Rangers no Ibrox Stadium, resultado que deixa os leões com boas perspectivas para alcançar as meias-finais da Taça UEFA. A segunda mão está marcada para o dia 10 de Abril, no Estádio José de Alvalade.

Zenit goleia e Getafe continua a surpreender

Nos restantes jogos dos quartos de final da Taça UEFA, duas equipas merecem destaque. Primeiro o Zenit, que foi golear o Bayer Leverkusen, na Alemanha, por 4-1. Os russos estão em excelente posição para passar às meias finais, jogando ainda para mais em casa na segunda mão da eliminatória. Em segundo lugar, destaque também para o Getafe. O carrasco do Benfica foi a Munique empatar com o Bayern a uma bola. O conjunto bávaro, principal favorito à vitória final na Taça UEFA, esteve em vantagem após o golo de goleador italiano Luca Toni, mas o Getafe viria a restabelecer o empate, fruto do tento de Contra.

No jogo que pode decidir o adversário do Sporting nas meias finais, caso os leões passem, o PSV foi empatar a Florença a uma bola. O romeno Mutu adiantou a Fiorentina no marcadorm equipa do português Manuel da Costa (impossibilitado de jogar por ter já actuado pelo… PSV), enquanto Koevermans empatou para os holandeses.