A segunda edição do “Oporto Show” vai decorrer entre 12 e 15 de Junho, no edifício da Alfândega do Porto. Na exposição, vão estar algumas das empresas de design e da arquitectura de interiores com maior renome internacional, entre mais de 100 marcas distintas. Alguns dos melhores designers mundiais, como Tom Dixon e Matthew Hilton, vão também marcar presença no Porto.

Depois de, em 2007, “as empresas terem ficado surpreendidas com o nível do evento e dos participantes”, Paulo Cruz, da Oficinas Gerais, revelou que foi decidido realizar anualmente o evento, depois de um inquérito realizado.

“A maioria das empresas que vão estar cá só participam na Feira do Milão, que é o maior evento do ano, por isso, é uma honra tê-las cá”, garantiu o organizador, em conferência de imprensa, realizada esta terça-feira.

“Queremos empurrar o design nacional”

Paulo Cruz acrescentou que a organização quer “empurrar o design nacional, através da interlocução entre os novos designers portugueses e as grandes marcas estrangeiras”. Outro dos membros da organização, Carlos Cezanne, da revista “Attitude”, esclareceu que o principal objectivo é que as pessoas visitem as empresas portuguesas, não só as estrangeiras.

Um ambiente informal gera mais negócio

O evento, que decorre no “centro da cidade, num edifício histórico, tem uma vida social bastante agitada, onde o ambiente é mais informal e permite melhores negócios”, disse Cezanne. O editor da “Attitude” acrescentou que o “Oporto Show” difere dos seus congéneres porque a parte lúdica do evento chama os proprietários das maiores empresas que “nunca saem do seu escritório”.

A colocação da feira portuguesa em Junho é “estratégica”, pois na Feira de Milão, durante o mês de Abril, “há tanto para ver que as pessoas nem conversam, não têm a informação suficiente sobre o que vêem”. “Aqui podem comunicar e criar mais negócios”, concluiu Cezanne.

O “Oporto Show” vai ter uma área total de 16 mil metros quadrados e vai estar aberto durante os quatro dias das 12h às 23h. O preço da entrada é de cinco euros.