O Espaço T, associação privada de solidariedade social do Porto, tem, a partir de agora, um aliado importante para a divulgação e concretização das suas actividades. A Comissão Nacional da UNESCO (CNU) assinou, esta quarta-feira, no Porto, um protocolo de cooperação com a instituição, criando assim o Clube UNESCO – Espaço T.

O protocolo, que tem a duração de um ano mas que poderá ser prolongado, surge de forma natural visto que “os objectivos da UNESCO passam por promover as ciências sociais, a cultura e a educação e tudo isto está presente nesta casa”, afirmou o presidente da CNU, o embaixador Fernando Andresen Guimarães, durante a assinatura do acordo.

O Clube UNESCO – Espaço T vai funcionar na Biblioteca das novas instalações do Espaço T, inauguradas há cerca de um mês na rua de Vilar. Estão previstas actividades que promovam a educação para a cidadania, como conferências e debates abertos à população.

O presidente do Espaço T, Jorge Oliveira, acredita que este acordo “traz algo de novo à associação e possibilita fazer muito mais pelos utentes”. Expressou ainda o seu desejo de ver a futura filial do Espaço T, prevista para daqui a dois anos, e que se deverá situar em Lisboa, também associada à UNESCO.

Este é já o sexto centro UNESCO a ser criado em Portugal, metade deles situados no Porto. Fernando Andresen Guimarães descreveu o Clube UNESCO – Espaço T como “muito especial e com um valor humano muito forte”.

No dia 4 de Junho terá lugar neste espaço a comemoração do dia internacional das crianças vítimas de agressão, com a exibição do filme “No Nosso Mundo”, seguida de um debate. A 14 de Junho será inaugurada uma exposição de arte contemporânea intitulada “…poucos existem que ainda saibam…”, de Pedro Valdez Cardoso, Catarina Saraiva e Rute Rosas.