Um grupo de três ovelhas, um bode, um pastor e um lobo deram, esta sexta-feira à tarde, os primeiros sinais de “Serralves Em Festa”, a maratona de artes e espectáculos que vai animar a instituição cultural e a Baixa do Porto este fim-de-semana.

Não eram animais de verdade, antes actores da Companhia Corpus, que surpreenderam quem passava pela Praça D. João I, no centro do Porto. A acção de teatro de rua, intitulada “Les Moutons” (“As Ovelhas”), instalou um curral na praça. Lá dentro, as ovelhas Marie-Louise, Bernadette, Julie e o bode César bebiam água, copulavam e baliam.

O espectáculo repete sábado e domingo, já em Serralves, inserido num sem fim de actividades [PDF] de teatro, dança, música, entre outras artes. Mais de 300 artistas participam na quinta edição do evento, de entrada gratuita, num total de 40 horas de espectáculos.

Música: Wire e Dirty Projectors são destaque

Na música as propostas são várias, com destaque para os ingleses Wire, fundamentais em qualquer história que trace a passagem do punk para o pós-punk (entre 1978 e 79 lançaram três discos essenciais, “Pink Flag”, “Chairs Missing” e “154”), que actuam às 0h15 de domingo, no Prado (a festa é assegurada noite dentro por dois DJ).

Muito esperados são também os Dirty Projectors, que no ano passado surpreenderam com um disco que reescreve o punk/hardcore do álbum “Damaged”, dos Black Flag.

Na música experimental, três nomes dignos de registo, entre outros possíveis: Neung Phak (concerto de encerramento do evento), Josef Van Wissem, que vai mostrar a sua capacidade de trazer o alaúde para os terrenos da improvisação, e o duo portuense Tropa Macaca (um dos vencedores do concurso de projectos artísticos para o “Serralves Em Festa”), com uma parede de amplificadores a debitar a sua particular visão do ruído enquanto forma de expressão.

Teatro nos jardins e nas ruas

A programação de teatro é fortemente responsável pelo rótulo “festa para toda a família” aplicado ao evento. As companhias Circolando e Teatro do Frio trazem espectáculos de teatro infantil para os jardins de Serralves, enquanto o Teatro de Marionetas do Porto mostra “Dom Roberto”, encenado por João Paulo Seara Cardoso.

No museu noite dentro

O “Serralves em Festa” é também uma oportunidade para ver gratuitamente as exposições patentes em Serralves (Bruce Nauman, capas de vinil, desenhos minimalistas do MoMA, entre outras). O museu estará aberto toda a noite de sábado para domingo.

Pelos caminhos de Serralves vão percorrer várias peças de teatro de rua. Ana Rita Cardoso Reis, outra vencedora do concurso de projectos artísticos, vai pôr uma bicicleta a circular pelo Parque de Serralves, espaço onde o Teatro Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser, outro premiado, vai colocar 50 armários com muito para descobrir lá dentro.

No que toca ao novo circo, às 22h de sábado e domingo, na Clareira das Azinheiras, os oito artistas do Colectivo AOC cruzam circo, dança, música, movimentos acrobáticos e teatro em “Questions de Directions”.

Dança e … Euro 2008

“Visitations”, da francesa Julia Cima, actua no Auditório de Serralves (ambos os dias às 21h30), com seis solos que são um “mergulho na história da dança”. A formação musical Space Ensemble propõe-se a trazer o Euro 2008 para Serralves – aventura pouco provável, a bem da verdade – com uma performance/concerto improvisado em torno do primeiro jogo de Portugal na prova (19h45, no Prado).