Foi esta quinta-feira apresentado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) o livro “A Economia Portuguesa em Retrospectiva”, uma compilação de 10 trabalhos de investigadores da instituição, organizada pela professora Aurora Teixeira, desde o primeiro working paper, publicado em 1985, ao mais recente, de 2005.

Mais do que para uma reflexão sobre a evolução da economia do país ao longo dos últimos 20 anos, a apresentação do livro serviu para assinalar as duas décadas de publicação de trabalhos na FEP. “20 anos é uma idade muito bonita. É sempre entendido como uma passagem, uma idade mais adulta”, considerou o director da EGP – University of Porto Business School, Daniel Bessa, que apresentou a compilação.

O ex-ministro da Economia do Governo de António Guterres mostrou-se surpreendido por a maioria dos textos reunidos no livro serem referentes à área da macroeconomia, sector que, segundo Bessa, só numa era mais recente da faculdade passou a fazer parte das suas bases. “A FEP foi sempre uma escola de finanças”, o que constitui “um velho problema” da instituição, referiu.

A organizadora do livro salientou que se tentou que a “obra fosse de toda a FEP”, constituindo um “marco” da faculdade. De entre 197 working papers, Aurora Teixeira teve de seleccionar 10, tarefa que culminou no trabalho apresentado esta quinta-feira e que contou com um prefácio do actual ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, e do seu assessor económico, Álvaro Aguiar, ambos professores da FEP.

Aurora Teixeira utilizou dois critérios principais para proceder à escolha dos textos: que fossem trabalhos que estudassem a economia portuguesa e que incidissem sobre a política social e económica que afecta directamente o cidadão. “[Queria] dar a visibilidade que eu penso que merecem os autores. É importante que se diga que estão a investigar sobre coisas que interessam”, explicou a professora da FEP.