Faltam mais de seis meses para começar, mas o Fantasporto do próximo ano já revela, a pouco e pouco, os trunfos com que conta no cartaz. Depois do anúncio de que “Che” de Steven Soderbergh iria abrir a edição de 2009 do festival de cinema fantástico, foi esta segunda-feira anunciado que o realizador português José Fonseca e Costa vai ser homenageado durante a 29ª edição do evento, que decorre de 16 de Fevereiro a 1 de Março de 2009.

O cineasta português, autor de filmes como “Sem Sombra de Pecado”, “Viúva Rica Solteira Não Fica” ou “A Balada da Praia dos Cães”, vai receber o prémio Carreira na sessão de encerramento do Fantasporto 2009 pela sua “longa e profícua carreira de mais de meio século”, indica o comunicado da Cinema Novo.

Para além disso, a organização do festival já garantiu, como tinha previsto, o visionamento do filme vencedor do prémio FIPRESCI de Cannes este ano, “Delta” do húngaro Kornél Mundruczó, que chegou a ser nomeado para a Palma de Ouro. “Hansel & Gretel” de Yim Phil-Sung e “The Chaser” de Na Hong-Jin são outros dois dos filmes confirmados para o Fantas de 2009.

“Confirmados estão ainda mais de duas dezenas de novos filmes de cinematografias que vão desde a Oceânia à Europa, da Ásia às Américas, mas estes têm de ser desvendados aos poucos sob pena de depois não haver novidades sobre o Fantas”, diz o comunicado, que garante a presença de dois nomes “bem conhecidos do cinema mundial” no Porto em Fevereiro do próximo ano, sem querer ainda avançar com as identidades dos convidados.

Cinema galego em destaque

O cinema galego também vai ser alvo de atenção em 2009, numa programação que está a ser desenvolvida em conjunto com a Axencia Audiovisual Galega “de acordo com os critérios culturais da Xunta da Galiza”.