O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Carlos Lage, afirmou esta quinta-feira que acredita na possibilidade de a região Norte ter crescido em 2007 acima da média nacional, à semelhança do que já aconteceu em 2005 e 2006.

Em 2006, o PIB (Produto Interno Bruto) da região cresceu 1,7%, três pontos percentuais acima da média nacional. Em 2005, porém, a diferença para com a média do país era de apenas um ponto percentual. Para Carlos Lage, que falava numa conferência de imprensa sobre as contas regionais preliminares de 2006 apresentadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta semana [em PDF], este crescimento poder-se-á dever a um aumento das exportações nacionais nos últimos anos, tendo em conta que a região Norte é responsável por 42% das exportações nacionais, segundo o responsável da comissão.

Em 2007, a economia nacional terá crescido 1,9%, uma subida de seis pontos percentuais quando comparada a 2006. Caso a região Norte acompanhe o ritmo nacional, isso pode significar que a economia regional verá o seu PIB alcançar um nível de crescimento ainda maior do de 2006. A subida do PIB regional em 2005 foi “um pequeno sinal de crescimento”, afirmou Lage, que salientou que “em 2006 houve a confirmação de que aquele bruxulear trazia alguma luz”.

“Há um indício de viragem nestes últimos dois anos”

A vice-presidente da CCDR-N, Ana Teresa Lehmann, ressaltou que só três regiões cresceram mais do que o Norte (Açores, Madeira e Algarve), mas que nenhuma dessas áreas contribui tanto para a economia nacional como o Norte. “Há um indício de viragem nestes últimos dois anos” estudados, afirmou Lehmann.

PIB per capita 20% abaixo da média nacional em 2006

Contudo, esta evolução não bastou para transformar os valores do PIB per capita na região, que, entre 2003 e 2006, se situavam 21% abaixo da média nacional. Já em 2006, esse valor passou a ser 20%. Os dados do INE salientam, ainda assim, “um comportamento claramente mais positivo” do Grande Porto no que toca à região.

“Apesar da evolução da economia da região Norte ter sido positiva no contexto nacional, ainda não foi suficiente para assegurar o processo de convergência real face à União Europeia (UE) a 27. Com este resultado, a região Norte, que tinha, em 2005, um rendimento per capita 40% abaixo da média da UE a 27, passa a dispor, em 2006, de um rendimento per capita 41% abaixo dessa mesma média”, diz o documento entregue aos jornalistas pela CCDR-N.