A sala Suggia da Casa da Música encheu, esta sexta-feira à noite, para presenciar o concerto dos finalistas da primeira edição do Prémio Internacional Suggia/Fundação Casa da Música. No final, a vitória coube à violoncelista alemã Konstanze von Gutzeit, de 24 anos, representante da Universität der Künste Berlin.

A final contou ainda com a presença da portuguesa Carolina Matos, da Escola Superior de Música de Lisboa, bem como de Gleb Pysniak, da Academia Lituana de Música e Teatro.

Além de 10 mil euros, a vencedora ganhou um contrato para dois concertos (um com a Orquestra da Casa da Música e outro para o Recital Suggia do próximo ano) e ainda o direito a utilizar, durante dois anos, o violoncelo Montagnana, que pertenceu a Guilhermina Suggia.

Guilhermina Suggia

Natural do Porto, Guilhermina Suggia (1887-1950) é considerada uma das mais importantes violoncelistas portuguesas de todos os tempos. Grande parte do seu legado pode ser encontrado no Conservatório de Música do Porto, instituição à qual foram doadas, em 2008, mais de quatro centenas de partituras pertencentes à violoncelista portuense.

A apresentação final dos participantes centrou-se no Concerto para violoncelo e orquestra em Mi menor, op.85, de Edward Elgar, e no Concerto para violoncelo e orquestra em Si menor, op. 104, de Dvorák. Os concertos foram acompanhados pela Orquestra Nacional do Porto, dirigida pelo maestro Alexander Shelley.

Os três finalistas foram escolhidos entre doze violoncelistas nomeados por sete escolas e conservatórios superiores de música de cidades como Lisboa, Berlim, Madrid, Helsínquia, Bruxelas e Vilnius. Presidido pela violoncelista Madalena Sá e Costa – discípula de Guilhermina Suggia – o Júri incluiu ainda Paulo Gaio Lima e os pianistas Pedro Burmester e Fausto Neves.