As Comissões de Protecção de Crianças e Jovens do distrito do Porto reuniram, esta quinta-feira, com a Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação para debater a aplicação de medidas de combate às situações de crianças em risco.

À margem do encontro “Intervir para e com as crianças”., que decorreu no Governo Civil do Porto, Idália Moniz referiu aos jornalistas que existem cerca de oito mil crianças sinalizadas no distrito do Porto. Um dado que, segund oa governante, é possível obter devido ao “aumento de denúncias” que têm acontecido nos últimos anos. “Cada vez mais as pessoas são intolerantes com a violência e com o desrespeito, e por isso denunciam”, afirmou.

Idália Moniz adiantou ainda que os casos de negligência e de maus tratos predominam nos processos activos a nível nacional. Por outro lado, o abandono escolar foi minimizado devido ao reforço de professores tutores.

A informatização de mais de 60% dos processos foi uma das medidas debatidas durante o encontro. A aplicação desta medida permite, segundo Idália Moniz, partilhar a informação entre as várias comissões nacionais, sendo agora possível o acompanhamento de crianças que tenham mudado de residência.

A secretária de estado salientou ainda a importância destas reuniões – esta foi a quarta e última da sua legislatura – uma vez que permitem “tomar conhecimento de coisas que não constam nos relatórios”, referiu.

Na sessão esteve presente também o presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), Armando Leandro. No final, seis crianças do ensino básico tiveram oportunidade de intervir, reflectindo sobre os direitos e os deveres dos mais jovens.