Na semana em que Universidade do Porto comemora o 98.º aniversário, o JPN prepara-se para iniciar um ciclo de entrevistas a alguns dos mais prestigiados investigadores da UP. Semanalmente, uma personalidade ligada à Universidade partilha opiniões sobre o estado da investigação académica em Portugal e revela quais os projectos da UP que mais se destacam.

O arquitecto Alexandre Alves da Costa, o historiador Manuel Loff e o cientista Sobrinho Simões são alguns dos nomes que vão “passar” pelo JPN nas próximas semanas. Tudo com o objectivo de revelar alguns dos mais proeminentes académicos “made in UP” em áreas tão diversificadas como a biodiversidade, a engenharia robótica, o desporto, a medicina, o direito, entre outras.

Alexandre Quintanilha, director do IBMC, é o primeiro convidado do JPN, já esta sexta-feira. Num registo informal, o cientista reconhece a evolução do Porto no campo da investigação, mas não deixa de enfatizar que a cidade “ainda tem uma longa trajectória a fazer” para se tornar numa referência científica a nível europeu.