Ao contrário do inicialmente previsto, o Hard Club só reabre as portas em 2010, no Mercado Ferreira Borges, no Porto.

A informação surge numa altura em que o Hard Club acaba de lançar o “Netlabel”, um projecto que visa a divulgação de novos artistas nacionais e internacionais. “É uma editora online que pretende promover os trabalhos que estão no site“, explica Paulo Ponte, responsável pela imagem do espaço.

A música será o “principal atractivo” do projecto iniciado esta segunda-feira. O objectivo, no entanto, é também investir noutras artes. “Temos uma rubrica B1HC onde temos trabalhos de várias áreas: música, teatro, cinema, fotografia e arte digital”, realça Paulo Ponte.

Os interessados têm apenas que efectuar o registo no site do Hard Club e publicarem as músicas gratuitamente.

Dois álbuns por mês

Todos os meses são lançados dois álbuns, seleccionados pelo júri do Hard Club e pelos próprios utilizadores, que podem “votar diariamente nos seus trabalhos preferidos” através do ‘User Choice’. “O trabalho que tiver mais estrelas é seleccionado”, esclarece Paulo Pontes.

Paralelamente, o próprio Hard Club encarrega-se de escolher uma banda. “Temos a nossa própria selecção, [baseada na] música, qualidade em todos os sentidos (a nível sonoro e a nível de composição), criatividade e originalidade do trabalho. Analisámos também as questões gráficas, como a capa do álbum. E temos também sempre o cuidado com o percurso das bandas”, remata.

Se as bandas concordarem, as músicas podem ser descarregadas legalmente no site. Algo que “90% das bandas têm autorizado”, confirma o responsável, ao sublinhar que esta pode ser uma forma de marcar presença na futura programação de concertos do espaço.

“Ao analisarmos os trabalhos das bandas vemos o que podemos colocar nos palcos. Este é um bom caminho para as bandas actuarem no Hard Club”, conclui.