O FC Porto continua a remar em águas tranquilas rumo ao título. Na jornada passada venceu em casa e, esta semana, enfrenta uma deslocação ao terreno da Académica. Os «estudantes» vêm animados com o triunfo na Luz e recebem os «dragões» na esperança de se distanciarem dos vimaranenses, os mais directos perseguidores.

Após a eliminação da Liga dos Campeões, os «azuis-e-brancos» vão defrontar a Académica com o pensamento centrado no título. Para o jogo de domingo, Jesualdo Ferreira conta com uma baixa de peso, Lucho, que se lesionou frente aos «red devils» e foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo, começando, agora, um longo trabalho de recuperação. A época chegou ao fim para o médio argentino.

Na perseguição ao tetracampeão, o Sporting parece ser a única equipa capaz de ameaçar a liderança do FC Porto. Para isso terão que vencer em a Guimarães, casa do nono classificado. Frente ao Vitória, a turma de Paulo Bento tentará capitalizar a boa forma das últimas jornadas (quatro vitórias consecutivas) e o facto de ter a defesa menos batida da Europa.

Para o confronto de sábado, João Moutinho é a grande dúvida da turma de Alvalade, enquanto Izmailov é baixa confirmada. Yannic Djaló já foi dado como apto para o jogo assim como Pedro Silva que já treinou sem limitações.

Cada vez mais negro é o cenário enfrentado pelo Benfica que, após a derrota caseira na última jornada, vê o FC Porto a uns (praticamente) inalcançáveis oito pontos de distância. No entanto, este fim-de-semana, os jogadores orientados por Quique Flores prometem não vacilar frente ao Vit. Setúbal, na esperança de chegarem ao segundo lugar.

Os setubalenses ocupam o décimo-terceiro lugar da tabela e estão proibidos de perder pontos sob pena de descer para os lugares de despromoção. Do lado do Benfica, as ausências para a partida de domingo continuam a ser Moretto, Luisão e Suazo, ainda lesionados, uma vez que Yebda, sob vigilância médica, já foi reintegrado no treino com o restante plantel.

Nacional enfrenta Sp. Braga em duelo para a Europa

A luta por um lugar na Europa não pára e afigura-se renhida até ao final. Nesta jornada, o confronto mais apetecível vai pôr frente a frente Nacional e Sp. Braga. Instalados no quarto lugar da tabela, os nacionalistas estão apenas a quatro pontos do Benfica. Algo que pode mudar se os bracarenses, a apenas um ponto do Nacional, vencerem na Choupana.

Depois de ter posto fim a uma série de derrotas, o Leixões, com 38 pontos, desloca-se à Figueira da Foz para defrontar a Naval, décima segunda classificada. O Marítimo, em sétimo lugar, ainda é candidato a um lugar na Europa e recebe o Belenenses. Académica e Vitória de Guimarães, ambos com 31 pontos e em oitavo e nono lugar, respectivamente, estão cada vez mais longe de um apuramento para a Europa.

No combate pela fuga aos lugares com viagem carimbada para a descida está o Belenenses, no décimo-terceiro posto. Com 20 pontos, a equipa de Jaime Pacheco desloca-se à Madeira, para defrontar o Marítimo, que está na acesa luta pela Europa.

O Trofense é penúltimo e desloca-se ao reduto do último classificado da tabela, o Rio Ave. Ambas as equipas estão separadas por dois pontos, estando a turma da Trofa a um ponto de distância dos homens do Restelo.