A Ordem dos Arquitectos atribuiu, esta segunda-feira, uma bolsa de cinco mil euros ao projecto “Diário do Deserto – Namibe 2009”. A quarta edição do Prémio Fernando Távora vai financiar uma viagem de investigação ao deserto do Namibe (entre Angola e a Namíbia), proposta por Cristina Salvador.

O prémio, atribuído pela Câmara Municipal de Matosinhos, distingue projectos que valorizam a pesquisa da arquitectura de outros países para desenvolver a cultura do arquitecto.

O “diário” da viagem de Cristina Salvador vai ser apresentado em Matosinhos, a 5 de Outubro, Dia Mundial da Arquitectura.

Cristina Salvador é diplomada pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e já trabalhou na Angola e na República do Congo.

O Prémio Fernando Távora é atribuído todos os anos e já vai na quarta edição. Desde 2005 já distinguiu projectos dos arquitectos Nelson Mota, Sílvia Benedito e Maria Moita. Este ano, o júri foi constituído por Sérgio Fernandez, Ana Machado, Helena Almeida, Carrilho da Graça e Arnaldo Saraiva.