Escuderia italiana pondera abandonar a Fórmula 1 na próxima temporada, se os regulamentos da competição não forem alterados. António Catarino diz tratar-se de um "jogo de pressões".

A Ferrari admite abandonar a Fórmula 1 a partir de 2010, caso a FIA não altere alguns regulamentos. A escuderia italiana critica, sobretudo, o tecto orçamental de 45 milhões de euros imposto a cada equipa.

“Se os regulamentos para 2010 não forem alterados, a Ferrari retirará os seus carros do próximo Campeonato do Mundo”, anunciou a marca, em comunicado. Uma posição que é partilhada pela Renault que fez saber, esta quarta-feira, que pondera abandonar a Fórmula 1 se a FIA não alterar os regulamentos, entretanto, aprovados.

Contactado pelo JPN, o especialista em desporto automóvel, António Catarino, não acredita no abandono da Ferrari, encarando a ameaça como um “jogo de pressões para que as coisas na Fórmula 1 corram noutro sentido, que não aquele que se verifica neste momento”.

Segundo o especialista, o actual momento da Fórmula 1 não “beneficia em nada” uma modalidade que ” precisa de uma safanão muito grande. É nesse sentido que a Ferrari está a fazer convergir todos os seus esforços”, explica.

Contudo, e considerando um cenário “catastrófico” António Catarino vê um possível abandono da Ferrari como “uma machadada na Fórmula 1. A Ferrari é uma equipa de prestigio, com um palmarés muito vasto e um possível abandono traria um desprestigio muito grande para a modalidade que carece de figuras muito importantes”, acrescentou.

Sobre a actual época, marcada pelo domínio da Brawn de Jenson Button, o especialista não acredita que a questão do título esteja decidida. A próxima prova do Mundial, a disputar no circuito do Mónaco, será, na opinião de António Catarino, “o momento chave” da temporada.