Desde Janeiro deste ano que encontrar o caminho para as salas de espectáculo de todo o país ficou mais fácil. Basta “viajar” pelo “Mapa de Salas”, um projecto original criado a partir do “Vai uma gasosa?”“, o site de divulgação musical e arte urbana, da autoria de António Torres.

Com uma base de dados onde cabem mais de 250 salas de todo o país, o Mapa de Salas utiliza a tecnologia do Google Maps para prestar informações sobre o melhor roteiro para chegar aos locais. Explorando os vários pontos do mapa, o utilizador tem ainda acesso a imagens e links para as páginas dos diferentes espaços.

António Torres conta ao JPN que o projecto foi inspirado num mapa disponível no site A Trompa onde “existiam cerca de vinte salas”. Com o aumento exponencial do número de salas, aumentaram as dificuldades “tanto para a gestão do mapa como para o visitante”. Foi neste ponto que António Torres procurou a colaboração da Faunalia, para obter um maior desempenho do seu site. Os resultados fizeram-se sentir em Abril, com o lançamento de um “Mapa” renovado.

Porto “aposta na cultura”

O Mapa de Salas inclui informações sobre 46 salas do distrito do Porto. Lisboa ocupa o primeiro lugar com 78 espaços. Para António Torres, o Porto é “uma zona que aposta na cultura. Tem iniciativas bastante diversificadas, não só das instituições com maior visibilidade como também de pequenas associações e bares”.

Mas esta não é a única novidades num portal onde estão presentes espaços de cultura e espectáculo de todos os distritos do país (ilhas inclusive). “Para quebrar ainda mais fronteiras”, o Mapa passou também a incluir informações sobre algumas salas brasileiras, com o apoio do Portal Fora do Eixo.

O Mapa de Salas contabiliza actualmente 120 visitas diárias, aproximando-se do valor do “site mãe”, o Vai uma Gasosa, que conta com cerca de 160 visitantes diários únicos.