Da Universidade do Porto (UP) saem 22% dos artigos científicos nacionais. A afirmação surge num comunicado hoje divulgado pela instituição, tendo por base números facultados pela base de dados Web of Science, gerida pelo Institute for Scientific Information, dos EUA.

A Universidade aumentou, ainda, a produção científica no passado ano de 2009 em 4,1%, em relação aos dados de 2008. Mesmo assim, isso não ajudou os resultados nacionais, que sofreram um decréscimo de 1,4% em relação ao ano passado.

A Universidade do Porto bateu, ainda, outro recorde em 2009, atingindo o máximo de artigos publicados pela instituição num só ano (2122). O estudo revela, também, que a taxa de crescimento anual da UP foi superior a 13% durante o período de 2003 a 2009 e que a produção nacional no que diz respeito a artigos científicos teve na UP um contributo de cerca de 20% desde 2004.

“Com 31 unidades de investigação – num total de 69 – classificadas com “Excelente” ou “Muito Bom” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a U.Porto é a instituição portuguesa melhor colocada na generalidade dos rankings internacionais de produção científica”, refere o comunicado da instituição. Tal se deve, segundo o comunicado, a uma “forte política de incentivo à investigação”.