A Avenida dos Aliados preparou-se a preceito para o Mundial. Depois da inauguração da Feira do Livro, que ainda decorre, a zona recebe agora um ecrã gigante para transmitir os jogos do Mundial de Futebol 2010. Com 40 metros quadrados, este é um dos ecrãs de leds de maior dimensão instalado no país e transmite todos os jogos do campeonato disputado na África do Sul, de 11 de Junho a 11 de Julho.

Presente, segunda-feira, na apresentação do espaço “Hyundai Fan Park Porto”, onde se inclui o ecrã gigante, o vereador do pelouro do Turismo, Inovação e Lazer, Vladimiro Feliz, destacou a “qualidade do equipamento” montado na Praça General Humberto Delgado (em frente ao edifício da Câmara Municipal do Porto), que oferece “condições inéditas [para a visualização de jogos] na cidade e no país”. O objectivo de tal operação de animação da Baixa durante o Mundial é, segundo o vereador, “atrair os portuenses e os visitantes da cidade”.

Para além da transmissão dos jogos, estão, também, previstas actividades antes e depois as partidas, sendo o palco do ecrã utilizado, por exemplo, para concertos, concursos e distribuição de ofertas.

Mas nem só nos Aliados se vai poder assistir aos jogos da Selecção. Também na Praça da Ribeira se encontra instalado um ecrã gigante, que transmitirá na íntegra todos os jogos do Campeonato Mundial de Futebol.

A iniciativa, que representa um “investimento de grande monta”, é patrocinada por um fabricante de automóveis e foi replicada em 35 cidades, espalhadas um pouco por todo o mundo. O facto de o Porto ter sido uma das cidades escolhidas para receber um dos “Fan Park” é, para Vladimiro Feliz, um “sinal importante para a cidade”.

Apesar de já transmitir jogos desde sexta-feira, a cerimónia de abertura oficial do espaço só acontece terça-feira, dia do primeiro jogo de Portugal no Campeonato, pelas 14h00.