Múltiplas actividades vão preencher a agenda deste domingo no Parque Basílio Teles, em Matosinhos, no âmbito da iniciativa “Arte fora do sítio”, levada a cabo pela quinta vez pelo Conselho Consultivo da Juventude dessa cidade.

“Esta é a edição com mais participações até à data”, revela ao JPN Cristina Pacheco, da Divisão de Juventude e Voluntariado da Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), que apoia este evento organizado em torno das várias escolas e grupos da autarquia. Este ano, o evento conta, para já, “com a presença de 22 associações do concelho”, mas o número pode aumentar”.

O objectivo é “descontextualizar a arte dos seus espaços tradicionais e trazê-la para espaços menos convencionais: a rua por exemplo” acrescenta a responsável.

A grande novidade desta quinta edição é a realização, pela primeira vez na “Arte Fora do Sítio”, de uma feira de artesanato urbano para promover o trabalho de jovens artistas que terá lugar no parque matosinhense a partir das 10h30.

No decorrer da tarde serão ouvidas três bandas de garagem que vão actuar em vários locais do jardim. À noite, pelas 21h00, darão um concerto no Coreto de Matosinhos (situado no centro).

Espectáculos de dança protagonizados por alunos das diversas escolas artísticas do concelho vão também poder ser vistos, assim como actuações do rancho infantil de S.Mamede Infesta. O evento, que termina às 23h30, contará também com a intervenção da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) e com a realização de jogos tradicionais.