A terceira edição do Observatório de emprego da Universidade do Porto (UP) concluiu que a maioria (74,4%) dos diplomados da UP encontra trabalho nos primeiros seis meses após terminar o curso, sendo 3,4 meses o tempo médio de procura do primeiro emprego. O estudo foi realizado através de um inquérito, entre Fevereiro e Abril de 2010, aos estudantes que concluíram o curso no ano lectivo de 2007/2008.

De acordo com o inquérito, “um expressivo segmento dos diplomados” exerce actividades profissionais que “se enquadram no grupo profissional dos Especialistas das Profissões Intelectuais e Científicas (75,2%)”. Destes, 56,6% detêm “um vínculo laboral a termo” e “está inserido em empresas (73,9%) natureza privada”.

“Numa altura em que as formações no ensino superior deixaram de ser um caminho seguro para um emprego garantido”, como refere o observatório de emprego da UP, os estudantes têm que ter acesso a uma formação que lhes facilite a ingressão no mercado de trabalho. A grande maioria (74,4%) dos diplomados considera, no entanto, que “as funções que desempenham no emprego actual são adequadas à formação obtida”.