Os pedidos de ajuda à Cáritas portuguesa aumentaram cerca de 40% nos últimos tempos, segundo Eugénio Fonseca, presidente da instituição, em declarações à Lusa. Cada vez mais, os portugueses não têm dinheiro para o indispensável, como pagar a renda da casa.

Eugénio Fonseca afirma que, na grande maioria, os pedidos de ajuda chegam de pessoas que perderam o seu posto de trabalho e que já não têm poupanças disponíveis. Tendo em conta o elevado número de pedidos e os valores em causa, o presidente da Cáritas adianta que já existem dificuldades em garantir o auxílio necessário.

De acordo com dados fornecidos pelo presidente da instituição recentemente, os casos mais graves vêm do Norte, da zona da Grande Lisboa e do Algarve. A Cáritas lançou, inclusivé, um apelo aos contribuintes, para que ofereçam donativos através da entrega da 0,5% do IRS, relativo ao ano de 2010.

“Esta doação não apresenta qualquer encargo para o contribuinte que, através da sua declaração de rendimentos, pode disponibilizar 0,5% do imposto já liquidado pelo Estado para ajudar a Cáritas”, esclarece Eugénio Fonseca. A ser assim, esta doação representa apenas uma “deslocação” do montante já suportado pelo contribuinte para este organismo de apoio social.