“Light it up blue” é o nome da campanha de escala mundial a que Portugal se juntou para homenagear o Dia Internacional do Autismo. A iniciativa, existente desde 2007, passa pela iluminação, em tons de azul, de centenas de monumentos em todo o mundo, nas noites de 1 e 2 de Abril. A associação Vencer Autismo aceitou unir-se a esta causa mundial.

A Torre dos Clérigos, no Porto, e o Santuário Nacional de Cristo Rei, em Almada, são os monumentos portugueses inseridos na rota deste ano. Susana Silva, da associação Vencer Autismo, considera os monumentos seleccionados dois pontos importantes do país.

O principal objectivo da causa, conta ao JPN, é promover a consciencialização social para a problemática do autismo e apoiar famílias com elementos autistas.

O autismo é a disfunção global do desenvolvimento com maior crescimento no mundo, estimando-se que afecte cerca de 70 mil pessoas em Portugal. Susana Silva lamenta que a consciência da população para este problema esteja longe de ser a merecida.

A estas actividades vão juntar-se, ainda, no Dia Internacional do Autismo (2 de Abril), uma manhã no “Dragon Force” para crianças autistas e um jantar de beneficência. O jantar vai contar com a presença de figuras públicas que não quiseram deixar de prestar o seu apoio à causa, como é o caso de Fernando Gomes, Presidente da Liga Portugal, Dalila Carmo ou Rui Reininho.

A acção tem como metas a consciencialização social para o problema do autismo e a angariação de fundos para a associação. O que a Vencer Autismo pretende é trazer para Portugal o programa “Son-Rise”, disponível apenas no Reino Unido e nos EUA. Susana Silva frisa a importância de os doentes de autismo em Portugal terem acesso a um tratamento cujo método já curou uma criança autista no início dos anos 70.