O Observatório do Emprego da Universidade do Porto (UP) apresentou, esta semana, um estudo de empregabilidade aos licenciados entre 2004/2005. No estudo, o primeiro com esta abrangência em Portugal, garante que a taxa de desemprego entre os diplomados da UP que terminaram o curso há mais de cinco anos é de 6%, o que equivale a cerca de metade da média de desemprego a nível nacional.

O estudo adianta, ainda, que mais de 84% dos diplomados da UP têm, atualmente, emprego, sendo que mais de metade nunca esteve sequer desempregada depois de completar os estudos. 62% dos inquiridos, inclusive, nunca tiveram mais do que um emprego.

O tempo médio de espera para o primeiro emprego depois de terminados os estudos foi de 4,1 meses, revela o observatório. Quase metade dos inquiridos (49%) conseguiu, até, emprego nos primeiros três meses de procura.

O estudo foi realizado juntamente com o inquérito efetuado anualmente aos estudantes que concluíram o curso há dois anos. No que diz respeito aos resultados obtidos pelos ex-estudantes de 2008/2009, é possível verificar que a taxa de desemprego entre os mesmos aumentou em relação aos colegas que terminaram há mais de cinco anos: 14,5% dos estudantes que terminaram a licenciatura em 2008/2009 estão sem emprego, enquanto que os alunos de Mestrado e Mestrado Integrado conseguem 10,6% de taxa de desemprego.

Os resultados obtidos nos estudos de Empregabilidade 2004/2005 e 2008/2009 podem ser consultados na íntegra no site da Universidade, onde estão disponíveis para download em PDF.