“Estudos sobre a rádio – passado, presente e futuro” é o novo livro de João Paulo Meneses. Ao longo de mais de 200 páginas, o jornalista da TSF debruça-se sobre o passado, presente e futuro da rádio. Numa viagem até aos seus primórdios, o autor centra-se nas teorias de Brecht da década de 30 do século passado, que defendia “a ideia de um consumidor mais ativo” que possa “alimentar a rádio”.

Além de fazer uma análise sobre o passado e presente deste meio de comunicação, o jornalista pretende explorar o futuro da rádio musical, mais do que da rádio informativa. Numa altura em que a Internet domina, “a rádio informativa tem muito a ganhar com a Internet e pouco a perder”, contrariamente à “rádio musical, que tem muito mais a perder do que a ganhar”.

Um dos grandes problemas atuais é a perda de público jovem, que “se está a transferir da rádio para a Internet”. Apesar disso, João Paulo Meneses afirma que a resposta a este desafio “não tem de ser feita contra a Internet, mas sim com a Internet”. Para isso, o autor defende que a rádio se deve servir dos seus atributos mais fortes: “as pessoas, o talento das pessoas e a criatividade”, pois “é isso que faz a diferença”.

Em Portugal, segundo o jornalista, 80% do mercado pertence à radio musical. Ao citar um autor norte-americano que defende que “o futuro da rádio está entre as músicas”, João Paulo Meneses aponta o talento e a originalidade como os melhores caminhos para o sucesso. “Não há computadores que falem, não há computadores que pensem. Não há computadores que digam piadas. O Nuno Markl nunca será um computador”, afirma o autor.

Jornalista de informação, João Paulo Meneses descreve a rádio como “um meio que tem uma grande adesão das pessoas” porque,” além de ser fácil, gratuita e de ter uma série de características interessantes, exerce também muita companhia”. Em “Estudos sobre a rádio – passado, presente e futuro”, livro editado pela Legis, para além de uma análise do panorama radiofónico do passado e do presente, o jornalista publica alguns dos textos que escreveu para o jornal digital “Meios & Publicidade”.