O evento Startup Pirates, criado e promovido por ex-alunos da Universidade do Porto (UP), está de volta e já procura voluntários que queiram ajudar na organização. O objetivo é sempre disponibilizar uma espécie de “curso de empreendedorismo intensivo”. onde a melhor ideia pode ficar em incubação no Parque de Ciências e Tecnologia da Universidade do Porto (Uptec).

As datas de inscrição para pessoas que queiram integrar uma das equipas a concurso ainda não foram divulgadas mas “abrirão, em princípio, dois a três meses antes do evento”, adianta Daniela Monteiro, da Startup Pirates. “Para já, estamos à procura de voluntários para colaborarem connosco, uma vez que temos um projeto global e, este ano, com objetivos muito ambiciosos”, garante.

A primeira edição decorreu em 2011 na Cidade das Profissões, mas a localização do segundo evento, que decorre de 1 a 8 de setembro, ainda está em aberto.

Para participar, é preciso ser “pirata”

Apesar da possível mudança de local, a premissa do certame é a mesma: juntar empreendedores no mesmo espaço. Como tal, “nem todas as pessoas têm de trazer ideias”, pois um dos “trunfos” do Startup Pirates é juntar pessoas de “qualquer área profissional e de qualquer idade”, mesmo que não se conheçam, para que “se organizem para desenvolver uma ideia”. Quem quiser participar não precisa, por isso, de formar previamente uma equipa.

Ainda assim, para participar, Daniela Monteiro explica que as pessoas têm de se encaixar num perfil daquilo que a organização considera um “pirata“. “Há uma seleção mediante a candidatura que as pessoas fazem e os critérios definidos que serão publicados na altura”, revela. No ato da inscrição há, também, um custo associado que, no ano passado, foi de 100 euros por bilhete. Este ano, no entanto, ainda não há informações quanto ao preço da entrada.

Para além da competição entre equipas, há espaço para workshops com empreendedores experientes e até atividades de relaxamento para os cerca de 30 participantes que podem ser dos quatro cantos do mundo. “Para este ano as expetativas são que o evento seja ainda mais internacional e, por isso mesmo, se realiza sempre em inglês”, diz.

Notícia atualizada às 18h08 de 21 de março de 2012