O dia 31 de março marca o “World Backup Day”. A iniciativa foi criada pela Reddit, uma rede social que permite a troca de dados, links ou textos que os utilizadores achem importante partilhar. O objetivo é mostrar a toda a gente que a informação armazenada em computadores e outros aparelhos eletrónicos não está segura. Guardar o que não esperamos perder é o lema do dia.

O “Dia Mundial da Cópia de Segurança” conta com um website próprio, criado como uma espécie de alerta. Um relógio em contagem decrescente aproxima-se do dia assinalado. Uma breve leitura do site deixa-nos com o seguinte aviso: “Quando o disco rígido avaria, toda a informação que não tem uma cópia de segurança desaparece. E não é uma questão de ‘se o sistema vai falhar’, mas sim de ‘quando é que ele vai falhar’. Lembrem-se, qualquer componente de um computador vai eventualmente falhar”.

Todos os vídeos de infância, fotos de família e amigos, até trabalho profissional podem, portanto, desaparecer num piscar de olhos. É por isso importante avisar toda a gente da necessidade de criar várias, e não apenas uma, cópias de segurança. E o próprio site diz que essas cópias devem ser feitas frequentemente, e não apenas uma vez por ano, para evitar eventuais perdas de dados importantes que vão sendo atualizados.

O site indica ainda diferentes formas de efetuar estas cópias de segurança. A mais simples, rápida e eficaz é utilizar um disco externo. Existem hoje no mercado discos com elevada capacidade de armazenamento a preços acessíveis, que permitem guardar imensas quantidades de informação, importante ou não. As outras opções incluem DVD e sistema de “backup” online, embora a ênfase vá mesmo para os discos externos.

Criar uma cópia de segurança não é uma tarefa complicada ou dispendiosa. Quem tiver dúvidas, pode consultar o site para algumas dicas breves e úteis.