Entre 2015 e 2021, a percentagem dos que se informam via Instagram passou de 9 para 29%, segundo o Digital News Report. Alguns jovens partilham nesta reportagem como chegam à informação. Amanda Ribeiro, do P3, e Manuel Molinos, do "Jornal de Noticias", explicam como é que a informação produzida se ajusta à nova realidade.

Esta reportagem foi produzida no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial de que o JPN é parceiro e que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo – este mês dedicado à forma como os jovens se informam – foi emitido a 2 de abril na Antena 1, parceira do projeto, e pode ser ouvido aqui.

Neste programa participaram Inês Moreira, Mathilde Amaral, Jéssica Filipe e Beatriz Jordão, da Universidade da Beira Interior; Milene Barros, Jéssica Martins, Micaela Costa e Marta Vaz da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Marta Caldeira da Escola Superior de Comunicação Social; Thais Magalhães e Tomás Guimarães da Universidade do Porto; Maria Dias, Marina Gomes e Mariana Cerqueira do Instituto Politécnico de Viseu. A apresentação é de Thais Magalhães, da Universidade do Porto. A edição é de Elisabete Rodrigues, jornalista do Sul Informação. A pós-produção é de Miguel Van-der Kellen, da Universidade Autónoma de Lisboa. A coordenação é de Fábio Ribeiro, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.