“Que se lixe a troika – queremos as nossas vidas” é o nome dado ao protesto que vai ter lugar em várias cidades portuguesas e que está agendado para este sábado.

O 15 de setembro foi anunciado como dia de protesto por um grupo de cerca de 30 pessoas, de vários quadrantes sociais e políticos, na altura em que começou a quinta avaliação da troika ao programa de ajustamento português (28 de agosto) mas, nos últimos dias, tem ganho cada vez mais adeptos depois dos anúncios de austeridade feitos por Passos Coelho e Vítor Gaspar.

Os organizadores da manifestação apelam à participação “de todas as pessoas, coletivos, movimentos, associações, organizações não-governamentais, sindicatos, organizações políticas e partidárias” que não estejam de acordo com “a aplicação de medidas políticas devastadoras”.

“Se nos querem vergar e forçar a aceitar o desemprego, a precariedade e a desigualdade como modo de vida, responderemos com a força da democracia, da liberdade, da mobilização e da luta. Queremos tomar nas nossas mãos as decisões do presente para construir um futuro”, pode ler-se no apelo da organização.

Na página oficial do movimento estão a ser publicados vários apelos individuais à mobilização para a manifestação deste sábado e entre os mesmos encontra-se um vídeo do rapper português Chullage, no qual o músico interpreta o tema “Que se lixe a troika!”.

O protesto a nível nacional

Num conjunto de 33 manifestações a nível nacional, são mais de cem mil pessoas as que já aderiram e confirmaram a participação. Mas não é só em Portugal que as vozes de protesto se vão fazer sentir: cerca de 500 pessoas vão concentrar-se nos consulados e embaixadas portuguesas de Berlim, Barcelona, Estados Unidos da América, Bruxelas, Fortaleza e Paris.

Em Lisboa, a adesão via Facebook à manifestação já ultrapassou os 50 mil participantes. E, no Porto, o número já vai nos 23 mil. A manifestação acontece, também, noutras cidades, de norte a sul do país, como Beja, Castelo Branco, Aveiro ou Funchal.

Para quem não puder participar diretamente em nenhuma das manifestações também há um apelo para uma participação “em trânsito”. “Cole-se um cartaz à janela (de casa, do carro, no chapéu de sol na praia) com o slogan “Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas”, sugere quem promove este evento.

No Porto, a concentração é às 17h00, na avenida dos Aliados. O percurso da manifestação, que é caracterizada como sendo da sociedade civil, sem grandes ligações partidárias e representantes fortes, inclui depois a passagem nas ruas Sá da Bandeira, Fernandes Tomás e Trindade, terminando frente à Câmara Municipal do Porto.