O Silo está de volta ao ativo e com ele novas exposições de arte contemporânea no espaço cultural do Norte Shopping, em Matosinhos. As paredes arredondadas deste espaço – não estivéssemos a falar de um silo – vão receber trabalhos de novos artistas portugueses.

Até 28 de Novembro, a convidada é a jovem artista plástica Mafalda Ramos, com a exposição “Ser por um fio”. Segundo Nuno Sarmento, curador do Silo, esta aluna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto “tem vindo a trabalhar com muita solidez os limites da pintura e da escultura”.

As peças expostas, diz ao P3, “vão ao limite, porque o desenho está num plano bidimensional e o volume, como é feito com arame, parece que é traço no espaço”.

“Ir procurar gente que, por qualquer razão, não está no mercado, mas que esteja a desenvolver um trabalho com solidez e originalidade” é o que Nuno pretende.

Objetos antigos

No fim-de-semana de 1 e 2 de Dezembro, o Silo vai acolher uma feira do brinquedo antigo, das 10h00 às 23h00, com venda de objetos de 1900 a 1970, nacionais e internacionais.

Esta é, aliás, uma atividade que Nuno Sarmento quer repetir. A par da arte contemporânea, o curador quer desenvolver “o segmento do objeto antigo, com uma feira e exposição, um fim-de-semana por mês”.

A entrada para o Silo faz-se pelo piso O do centro comercial, junto ao parque infantil. Durante a semana, está aberto das 12h00 às 20h00 e aos fins-de-semana, até às 22h00. A entrada é livre.