A festa já tem data – acontece de 5 a 12 de maio -, mas ainda não tem imagem e muito menos bandas confirmadas. Para quem gosta tanto da queima que não consegue ser apenas espectador e por acaso até tem uma veia artística, há dois concursos a não perder.

Desenhar o cartaz da queima

Para os “designers”, há que dar uso ao pincel e fazer não só o design do cartaz mas como de todos os elementos gráficos da Queima das Fitas deste ano. O IX Concurso “Cartaz das Noites da Queima” está aberto apenas a estudantes da academia do Porto e todo o trabalho deve ser exclusivo, mas as propostas são ilimitadas.

A concorrer sozinho ou em grupo, as candidaturas duram até 20 de fevereiro e os projetos devem ser entregues em mão, na sede da Federação Académica do Porto (FAP). O valor artístico e o impacto visual do cartaz, assim como a legibilidade são fatores tidos em conta. O vencedor recebe 200 euros, e o segundo e o terceiro lugar ganham ambos um convite semanal para o evento.

Mas há que tomar atenção a alguns requisitos, que devem ser consultados no regulamento do concurso, como a necessidade de incluir os logótipos da Queima das Fitas e da FAP.

Dar música aos colegas

Já para os estudantes mais virados para a música, abriu o XI Concurso de Bandas de Garagem da Queima das Fitas do Porto – “Salta da Garagem para o Palco Principal”.

Dois dos elementos da banda serem estudantes da academia do Porto é uma das condições que devem ser consultadas no regulamento, mas concorrer é simples: basta enviar uma maquete – que deve ter, pelo menos, três temas originais – até 11 de fevereiro e aguardar.

Depois disso, é mostrar o que vale a banda em várias eliminatórias – que acontecem a 26, 27 e 28 de fevereiro – e ganhar a final, a 7 de março. A banda vencedora tem a oportunidade de atuar no palco principal, na primeira noite da Queima das Fitas.