Os jovens podem apresentar a candidatura online e a seleção será feita tendo em conta vários critérios. Depois de apresentada a candidatura, os estudantes passam ainda por um programa de seleção que inclui uma entrevista com psicólogas, que poderá excluir alguns candidatos. Os escolhidos passam a fazer parte da base de dados da AIESEC – Organização Mundial de Estudantes Universitários.

– Licenciatura
– Menos de 30 anos
– Última formação há menos de dois anos
– À procura do primeiro emprego
– Domínio de inglês
– Conhecimentos informáticos na ótica do utilizador

Os licenciados e/ou interessados em estágios profissionais dentro das Tecnologias da Informação, Línguas (ensino e tradução) e Marketing, podem contar com um maior número de ofertas. A experiência profissional do estagiário tem a duração de seis meses e pode ocorrer em qualquer um dos 113 países onde a AIESEC está presente. Entre os destinos, a Índia, Brasil, México, China, Malásia, Holanda, Canadá e Alemanha são os que oferecem mais oportunidades de estágio aos jovens.

Inserir os participantes em mercados que valorizam a globalização e a criatividade, é um dos objetivos desta iniciativa. Os estágios são sempre remunerados e podem ser renovados até um ano e meio. O valor da remuneração varia de acordo com a área e país de destino.

Preferência pelo voluntariado

Apesar da elevada taxa de desemprego entre os jovens, as experiências de voluntariado no estrangeiro, são as mais procuradas. Os estudantes interessados, têm como possibilidade de destino, Índia, Brasil, Rússia, Moçambique, Malásia, Quénia, Nigéria, Ucrânia, Itália, Grécia, Gana e Indonésia.

Os projetos de voluntariado disponíveis, passam sobretudo pelas áreas de Saúde, Ambiente e Educação. Têm duração mínima de seis semanas, sem qualquer ajuda de custo por parte da AIESEC. Ainda para os jovens interessados em trabalho voluntariado, a própria AIESEC pode ser o destino escolhido. As candidaturas podem ser feitas até ao dia 8 de março.