A Universidade do Porto (UP) é a melhor classificada portuguesa no “Ranking Web das Universidades”, posicionada entre os primeiros vinte lugares europeus. Em 61.º e 62.º estão a Universidade Técnica de Lisboa (UTL) e a Universidade de Coimbra (UC), respetivamente. O último lugar do ranking europeu é da Universidade do Minho.

Já no ranking mundial, a instituição portuense está no 93.º lugar, enquanto que a UTL e a UC ocupam os lugares 184 e 185. Raúl Santos, da Universidade do Porto, admite que ficaram contentes com a distinção e que é mais um “ponto de orgulho”, embora seja um ranking muito específico.

O assessor explica que a UP tem um sistema informático otimizado, o “Sigarra”, que permite o tráfico e a disponiblização de informação que são dois dos aspetos avaliados. A última aposta da UP na plataforma online é sobre a exposição de teses de doutoramento e mestrado em repositório aberto digital.

Raúl Santos adianta ainda que este é um ranking semestral e que a UP obtém sempre lugares de destaque. A última avaliação, no entanto, marca a posição mais alta da UP no ranking, facto que reflete a aposta que tem sido feita.

Inglaterra e Estados Unidos ocupam o pódio

Espanha tem quatro universidades classificadas entre as primeiras cinquenta europeias. Contudo, as medalhas de ouro, prata e bronze pertencem a Inglaterra com a Universidade Cambridge em primeiro lugar, seguida da Universidade de Oxford. A ocupar o lugar mais baixo do pódio está a University College London.

Os Estados Unidos da América lideram o ranking mundial com as Universidades de Harvard e Stanford e o Instituto de Massachusetts. A avaliação é feita pelo Laboratório de Cibermetria do Concelho Superior de Investigações Científicas, em Espanha, e tem como base as páginas web, os links externos e o número de artigos públicados.