O Portal de Opinião Pública (POP) foi criado, em conjunto, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Tem como principal objetivo a compilação de dados relativos a valores, atitudes e comportamentos da comunidade europeia, nas últimas duas décadas.

O POP acrescenta ao site os resultados do Eurobarómetro, do Estudo Europeu dos Valores e, também, do Inquérito Social Europeu. Apresenta, a título de exemplo, a Pordata, projeto desenvolvido pela FFMS, cujo objetivo é organizar e difundir os dados sobre Portugal e a União Europeia.

Uma das principais preocupações do POP é a exposição de conteúdos de forma “simples e legível”, para que seja fácil o acesso por parte dos cidadãos. Contudo, o POP vai mais além da difusão de resultados. “Não é apenas através deste tipo de informação que se chega a um melhor conhecimento da nossa sociedade”, explica a Fundação, no site oficial.

“O que pensam, desejam e preferem os portugueses…?”

Portugueses ainda confiam na Imprensa

Em novembro de 2012, Portugal tinha uma taxa de confiança na imprensa de 57%, segundo dados do portal. O pico foi atingido em maio de 2007 (71%), seguido de novembro de 2009 (65%). Em dezembro do ano seguinte apresentou um dos valores mais baixos de sempre, uma taxa de 54%. Essa queda tem sido combatida e verifica-se um aumento constante nos últimos três anos.

A preocupação em avaliar e comparar o progresso nacional com o europeu sobre os mais variados temas é a característica chave do projeto. Estudos em áreas da Sociologia, da Psicologia e da Ciência Política na Europa permitem responder à questão, ao invés de se estar circunscrito a “meros palpites”.

Centrado em temas como Política, Economia, Religião ou Trabalho, entre outros, o POP procura a reflexão e a ação sobre a sociedade. “Desta forma, a margem de erro de assunções sobre os cidadãos portugueses é reduzida, uma vez que é muito fácil formar convicções erradas”, diz a Fundação.