Marguerite Joseph é natural do Michigan, Estados Unidos da América, e tem 104 anos. Esta “jovem idosa” continua a ser muito ativa e gosta especialmente de utilizar a Internet de forma a poder contactar com os seus filhos, netos e bisnetos. Por isso, decidiu criar uma conta no Facebook, a rede social mais utilizada a nível mundial.

Contudo, a plataforma Facebook tem limitações ao nível da idade, na hora da inscrição. E se jovens menores de 16 anos são impedidos de se registar pelo Facebook , o mesmo acontece com idosos maiores de 103, já que o sistema só aceita datas de nascimento a partir de 1910.

Como Marguerite Joseph nasceu em 1908, foi obrigada a “mentir” em relação à sua idade. Este facto, que gerou uma certa polémica em relação à rede social, tem levado ao surgimento de uma onda de apoio por outros utilizadores da rede social. Segundo a televisão RTL, do Luxemburgo, a administração da plataforma Facebook já tem conhecimento da situação e está, oficialmente, a trabalhar para encontrar uma solução para o problema.

Vários utilizadores e a própria Marguerite Joseph consideram a política de idades aprovada pelo Facebook “uma discriminação para com as pessoas de uma idade mais avançada”. e, para expressarem o seu descontentamento, já foram criadas várias páginas na rede. É o caso de “Give Marguerite Joseph her real age“.