O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), tem vindo a destacar-se nos media com notícias sobre os estágios que propõe. Supostamente, os alunos teriam que pagar entre 10 a 14 euros por dia, para poder estagiar nas instalações do Instituto de Saúde.

Em entrevista ao JPN, Ana Morais, assessora do Gabinete de Comunicação do INSA explicou que “os estágios promovidos no Instituto, referidos em alguns jornais, dizem respeito a ações de formação em contexto”, ou seja, a formações individualizadas em contexto laboratorial. Estas ações não correspondem assim a estágios profissionais, com o objetivo de introduzir os jovens na vida ativa – e que são geridos pela Direção de Recursos Humanos do INSA.

A responsável de comunicação acrescenta que as “ações de formação em contexto não são enquadradas em protocolo”, ou seja, são os chamados “estágios de aperfeiçoamento” e têm um preço que varia entre os 10 e os 50 euros por dia. O valor exato depende da complexidade das aprendizagens em causa e dos recursos necessários. Para além disso, estas formações são geralmente solicitadas por profissionais ou mesmo por empresas que visam a aperfeiçoar as suas competências.

Quanto aos estágios curriculares, estes podem ser solicitados pelos estudantes da área da saúde e são pagos pelas universidades e politécnicos que têm um protocolo com o INSA, não pelos próprios estagiários. Para o INSA, basicamente, a oferta formativa corresponde a uma prestação de serviços.