A equipa portuguesa de futebol robótico – FC Portugal 3D – conquistou a medalha de ouro na Liga de Simulação 3D. O jogo é semelhante ao dos relvados só que, em vez de 11 pessoas, existem 11 robôs que, através de um simulador, jogam futebol.

Palmarés de invejar

Nascida em 2000, a equipa já faz coleção de títulos – não só europeus, como mundiais. Já venceram três campeonatos mundiais, sete europeus e mais de 25 prémios internacionais.

A FC Portugal 3D é fruto de uma parceria entre as universidades do Minho, de Aveiro e do Porto. Os minhotos explicaram, em declarações à Lusa, que a vitória frente aos alemães por 3-2 – jogo foi resolvido por grandes penalidades – na final do RoboCup German Open 2013, solidificou o balanço da prova para os portugueses – que contavam com 19 golos marcados e 6 sofridos.

De acordo com a Lusa, Luís Paulo Reis, professor do departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, adiantou que “a FC Portugal destaca-se pela excelente qualidade das suas metodologias de coordenação e do modelo tático, que pode muito facilmente ser adaptado a diferentes estilos de jogo e tem um mecanismo flexível de especificação e execução de jogadas estudadas”.

Os robots foram “desenvolvidos utilizando metodologias de aprendizagem e otimização, a velocidade da sua movimentação no campo e o alcance e precisão do chuto na bola”, explicou o professor realçando a importância dos comportamentos humanóides.

Depois do triunfo, a equipa portugesa prepara agora o Campeonato Mundial da RoboCup, a ter lugar em Eindhoven, na Holanda, de 26 a 30 de junho.