Com vagas em diferentes áreas, desde a venda de bilhetes à animação, os voluntários da Viagem Medieval podem candidatar-se até dia 19 de maio. O evento decorre de 1 a 11 de agosto e vai recriar o reinado d’O Bolonhês, D. Afonso III, assim conhecido por se ter casado com Matilde II, de Bolonha.

A candidatura está disponível online e, entre os principais requisitos de seleção, encontram-se a “disponibilidade, espírito de equipa, motivação e responsabilidade”. Os candidatos devem ter mais de 16 anos e vão ser responsáveis pela animação, montagem e desmontagem, apoio à segurança e acolhimento.

Cláudia Pinto, voluntária desde 2009, afirma que o “voluntário tem como responsabilidades zelar pelo bom funcionamento da Viagem, receber bem os visitantes, ser acolhedor e ajudar a que tudo decorra pelo melhor”. Acrescenta, ainda, responsabilidades específicas de acordo com o “posto” em que “são colocados”.

“Inscrevi-me na viagem medieval, no primeiro ano, por curiosidade”, disse, acrescentando que pretende voltar a inscrever-se este ano: “Gosto de estar envolvida no backstage. Tem uma magia diferente”, salienta.

Promete-se uma viagem ao século XIII com a envolvência do centro histórico da cidade de Santa Maria da Feira. Claúdia Pinto descreve a experiência como “indescritível”: “Todos os pormenores são pensados para que nos sintamos numa época diferente”, afirma.

Para quem preferir fazer a candidatura em formato papel, as fichas de inscrição estão disponíveis online para impressão e na sede da Federação das Coletividades, na Feira Viva, nas piscinas municipais de Santa Maria da Feira, Fiães, e Lourosa, assim como nos postos de turismo da cidade.