Depois do sorteio, veio a gala para a entrega dos Prémios Oficiais da temporada 2012-2013. Num palco onde a Tertúlia dos 40 e Gabriel O Pensador atuaram, pelo terceiro ano consecutivo, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) organizou esta iniciativa para homenagear os melhores atletas e treinadores da Liga Zon Sagres e Segunda Liga da última época.

No que toca ao primeiro escalão do futebol português, o FC Porto, campeão nacional, foi o grande vencedor da noite. Vitor Pereira, ex-treinador dos “azuis e brancos”, foi eleito o melhor treinador do ano, Helton considerado o melhor guarda-redes e Jackson Martinez o melhor marcador da prova, com 26 golos apontados.

Destaque ainda para Josué, atualmente no FC Porto, mas que, na época passada, atuou na equipa sensação da prova, o Paços de Ferreira, e que foi eleito como jogador revelação. O Moreirense venceu o prémio Fair-Play e Nemanja Matic, médio do SL Benfica, foi considerado o melhor jogador da Liga Zon Sagres 2012-2013.

Uma Segunda Liga também “azulada”

Relativamente à Segunda Liga, foi o CF Belenenses a ter destaque. Os comandados de Mitchell Van Der Gaag, que se tornaram campeões desta divisão, venceram dois troféus: Matt Jones foi eleito como o melhor guarda-redes da prova e Van Der Gaag como melhor treinador. O técnico holandês, que comandará a equipa do Restelo, esta época, na I Liga, atribui mérito a toda a equipa pelo prémio, destacando o papel de toda estrutura para uma época que considera ter sido de sucesso.

Nos restantes prémios, Bruma, jogador que atuou no Sporting B, foi considerado jogador revelação da Segunda Liga, enquanto Miguel Rosa, do Benfica B, foi eleito o melhor jogador do campeonato. O Benfica B venceu ainda o prémio Fair Play e Joeano, que apontou 24 golos pelo Arouca, foi o melhor marcador da prova. Para o avançado brasileiro, receber uma distinção destas é sempre bom, apesar de saber que na época que se aproxima não poderá defender as cores do clube de Arouca.