O prato forte do sorteio das competições profissionais da Liga Portugesa, que decorreu esta quinta-feira, no Palácio da Bolsa, no Porto, foi, claramente, a escolha da chave determinante do calendário da Liga Zon Sagres para a época 2013-2014.

Na primeira jornada, o tricampeão nacional, o FC Porto, desloca-se ao Bonfim para defrontar o Vitória de Setúbal, enquanto o Benfica desloca-se ao terreno do Marítimo e o Sporting apadrinha, em Alvalade, a estreia do recém-promovido Arouca, treinado por Pedro Emanuel.

Quanto a jogos entre os “grandes”, este campeonato tem tudo para ser um dos mais emotivos dos últimos anos: para além de um Sporting-Benfica logo na 3.ª jornada, existirá um FC Porto-Sporting na 8.ª ronda e um “escaldante” Benfica-FC Porto na 15.ª jornada, o que determina que, na última jornada do campeonato, “dragões” e “águias” se confrontem no Dragão, num duelo que poderá ser decisivo.

Taça da Liga

Existem quatro grupos nesta primeira fase, com destaque para o Grupo D, que, ao contrário dos restantes com quatro equipas, inclui cinco formações: o Moreirense, a Oliveirense, o Feirense, o Desportivo de Chaves e o Sporting Covilhã. No Grupo A estão Beira-Mar, Portimonense, União e Trofense; no Grupo B estão Desportivo das Aves, Tondela, Santa Clara e Farense; o Grupo C tem Leixões, Penafiel, Atlético e Académico de Viseu.

António Fiúza: “Três e seis nove doze”

Nas reações ao sorteio, Augusto Inácio, representante do Sporting, não se mostrou preocupado com o clássico da última jornada, no Dragão, defendendo que os “leões” apenas têm de se preocupar com os seus jogos.

António Fiúza, presidente do Gil Vicente, reconhece as dificuldades no início do campeonato para a equipa de Barcelos. A formação orientada por João de Deus recebe o Braga e vai ao Estádio da Luz e do Dragão nas primeiras quatro jornadas. Apesar de alguma confusão nas contas do campeonato (ouvir áudio), para o presidente gilista, só existe uma hipótese: fazer zero ou 12 pontos nos primeiros quatros jogos.