Às 20h30 do dia 12 de outubro, os primeiros acordes da XXVII edição do Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU) “Cidade do Porto” darão início a mais uma noite cheia no Coliseu do Porto.

Abertura oficial

A abertura oficial do FITU decorrerá no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, dia 11 de outubro, pelas 15h, e contará com a presença do eitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos.

Organizado pelo Orfeão Universitário do Porto (OUP), é o mais antigo festival de tunas do país e une, no mesmo palco, tunas nacionais e internacionais. Os Jograis e a Tuna Feminina do OUP (que comemora 25 anos), assim como a Tuna Universitária do Porto, também marcam presença. Já na plateia, são esperadas cerca de três mil pessoas.

Este ano, Igor Sampaio, ator português, assume o lugar de padrinho. Ana Maria Silva, uma das fundadoras da Tuna Feminina do OUP, é a madrinha. Do júri fazem parte “nomes de relevo da cultura portuguesa”, como refere a organização em comunicado, como a fundadora do festival Fantasporto, Beatriz Pacheco Pereira.

Os bilhetes terão o custo de 8, 6 e 4 euros, dependendo do local na plateia, e estão à venda no OUP, Coliseu do Porto e Ticketline.