Uma revista de poesia, uma residência artística de fotografia, um orçamento participativo e programas culturais de acolhimento. O pelouro da Cultura da Universidade do Porto preparou algumas novidades para este ano letivo. O JPN falou sobre elas com a vice-reitora Fátima Vieira.

Pormenor da revista “PÁ – Poesia e Outras Artes”. Imagem: D.R.

Quando a morte prematura de Ana Luísa Amaral (1956-2022) chegou às notícias em agosto do ano passado, o “Testamento” que deixou à filha fixado num poema foi várias vezes lembrado.

“Se eu morrer / quero que a minha filha não se esqueça de mim / que alguém lhe cante mesmo com voz desafinada / e que lhe ofereçam fantasia / mais que um horário certo / ou uma cama bem feita // Dêem-lhe amor e ver / dentro das coisas / sonhar com sóis azuis e céus brilhantes / em vez de lhe ensinarem contas de somar / e a descascar batatas”.

O poema, na íntegra, vai ser recordado, juntamente com outros nove que a autora dedicou à filha, no número zero da revista “PÁ – Poesia e Outras Artes”.

A nova publicação é apresentada este sábado (23), pelas 20h00, no Pátio do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

Se deixasse, também ela, um precoce testamento, talvez a revista dissesse que nasceu sob o signo da poesia, mas com a aspiração de ser de todas as artes – uma obra coletiva, e criativa, da academia.

“O ponto de partida é a poesia”, explica, ao JPN, Fátima Vieira, vice-reitora com o pelouro dos Museus e da Cultura. “Começámos com dez poemas da Ana Luísa Amaral, porque ela é a nossa Figura Eminente. O que vamos fazer é convidar toda a comunidade a responder [a estes poemas], com poesia ou com outra arte qualquer.”

Poesia, conto, texto dramático; desenho, pintura, escultura, instalação; fotografia ou imagem em movimento; teatro, dança, música. São admitidas propostas de todos os campos artísticos, bastando aos interessados enviar os trabalhos por e-mail para [email protected], até 30 de abril de 2024.

Os trabalhos vão ficar disponíveis online, no site da Casa Comum, e os melhores vão ser escolhidos, no final do ano letivo, para integrarem uma exposição.

Quanto ao número 1 da revista, será “o que os estudantes vierem a decidir”. “As pessoas, às vezes, não gostam muito destas indefinições, mas a ideia é também que os estudantes agarrem esta revista e percebam que o que queremos é convocar todas as artes e colocá-las em diálogo”, remata a vice-reitora.

No total, vão ser distribuídos 20 mil exemplares gratuitos da revista, por todas as faculdades da Universidade do Porto.

Residência de fotografia e orçamento participativo

Neste novo ano letivo, o pelouro da Cultura da UP avança com outras novas propostas para os estudantes.

Além da revista “PÁ”, está programada uma residência artística de fotografia. “Vamos ter um fotógrafo residente ao longo de todo o ano, que vai trabalhar com os estudantes de todas as faculdades, dos três polos”, referiu Fátima Vieira. Rui Vieira, doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, foi o escolhido.

Vai ser também criado um orçamento participativo no âmbito do qual os estudantes serão convidados a apresentar ideias para eventos ou iniciativas culturais.

“Queremos que os estudantes sejam, para além de consumidores de cultura, curadores de eventos artísticos, e passem eles próprios por uma experiência de prática artística”, resume a vice-reitora.

Vão ser ainda oferecidos programas de acolhimento: um para a generalidade da população estudantil e outro, especificamente, para os estudantes luso-descendentes da instituição.

A apresentação da revista “PÁ” integra a programação d’A Noite das Ideias, que decorre este sábado, a partir das 19h00, no Pátio do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Acervo de Ana Luísa Amaral fica na Casa dos Livros

Quanto a Ana Luísa Amaral, além da seleção de poemas integrados na revista “PÁ – Poesia & Outras Artes”, destaque também para a homenagem de que vai ser alvo esta sexta-feira na Casa dos Livros – Centro de Estudos da Cultura da Universidade do Porto, instituição que vai acolher todo o acervo (biblioteca e arquivo) da autora. O protocolo de comodato é assinado pelas 18h00.

A cerimónia vai também servir para assinalar a abertura das comemorações da Figura Eminente da Universidade do Porto 2023-2024, dedicadas à poetisa e antiga docente e investigadora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).