Chama-se “Barman do Ano” mas também está aberto à participação das meninas. O que interessa é que se perceba da arte de servir bebidas, sejam elas finos ou cocktails, e que se tenha alguma criatividade na manga. Depois, é essencial ser maior de 21 anos e trabalhar no ramo há pelo menos três, em Portugal.

Reunidas as competências, há que tentar a sorte: de acordo com o regulamento basta fazer a inscrição no concurso até 28 de novembro e enviar o currículo (com fotografia) para [email protected], uma carta de motivação convincente (deve incluir “as cinco características essenciais de um profissional de bar”, até seis mil caracteres) e uma ficha técnica com duas receita próprias de longdrink e shortdrink.

Júri

O júri é composto por profissionais de renome da cena do bar nacional e internacional, tendo como presidente Pedro Paulo (Head Bartender no One Aldwych Hotel em Londres) que foi distinguido como Barman do Ano UK 2013. Joaquim Sabino (Ex-presidente da Associação Barmen Portugal), Antero Jacinto (Ex-presidente da AHRESP e Club Barman de Portugal), por exemplo, também fazem parte do painel de jurados.

O concurso tem quatro fases e depois das candidaturas, que é a primeira, só 15 profissionais são eleitos para passar à segunda. Aí, serão visitados no local de trabalho – uma ou várias vezes – pelo júri, que exigirá um “serviço perfeito” de vinho do Porto.

Entretanto, depois da segunda fase, os candidatos selecionados vão assistir a sessões de trabalho e formação, orientadas por barmen e especialistas da área. À terceira fase, só chegam dez, que vão disputar a etapa final através da criação de um conjunto de bebidas, com ingredientes fornecidos pela organização, e fazendo dois cocktails.

Aquele que conseguir maior pontuação vence o concurso, ganha uma viagem a Londres para trabalhar dois turnos com Pedro Paulo, “Barman do Ano 2013” e presidente do júri. Já o estabelecimento onde o vencedor trabalha terá direito a uma placa de reconhecimento.

O Concurso Nacional de Barman do Ano é organizado pela INTER| Edições do Gosto e visa promover o bar e a sua valorização do serviço profissional em Portugal. Consta de 4 fases: Apuramento, Visita ao Local de Trabalho, Ações de Formação- Academia Barman do Ano e Final Nacional.

O júri do concurso é composto por profissionais de reconhecido mérito, nacional e internacional.