Do romance ao drama, do cinema à fotografia, até mesmo dos videojogos à arte em azulejos, estes são alguns dos concursos com candidaturas a que artistas e autores podem concorrer. Conheça aqui, por ordem cronologia, alguns dos prémios com candidaturas ainda abertas:

Grande Prémio de Literatura dst

A 26ª edição do Grande Prémio de Literatura dst, pelo dstgroup, galardoa este ano uma obra em prosa de um autor nacional, escrita em português no anos 2019/2020.

Os exemplares podem ser editados em suporte tipográfico ou em suporte digital, ebook. O valor do Grande Prémio de Literatura dst é de 15.000 euros e só tem até ao dia 1 de março para enviar a candidatura.

O formulário e o regulamento está disponível aqui.

Prémio Aldónio Gomes

O Departamento de Línguas e Culturas e a Reitoria da Universidade de Aveiro galardoam inéditos, sendo esta uma forma de “honrar a memória deste insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa“, como também de incentivar à criação literária.

Esta edição a categoria eleita é o texto dramático. O vencedor deste prémio terá a sua obra editada até um máximo de 500 exemplares.

O concurso está aberto até ao dia 5 de março. Consulte o regulamento no site da Universidade de Aveiro.

Prémio Artistico Fernão Magalhãe

O Camões – Centro Cultural Português e os Centros de Língua Portuguesa em Moçambique, aquando das comemorações dos 500 anos da viagem marítima à volta da terra, procuram premiar jovens moçambicanos com gosto pela fotografia. Para uma faixa etária entre os 15 e os 30 anos, o concurso ” procura incentivar a produção artística na área da fotografia” e também “dar a conhecer jovens fotógrafos amadores moçambicanos”, como se pode ler no regulamento . O entrelace das duas áreas, história e fotografia, terão de ser explicadas nos textos que acompanham as fotografias.

Apenas são consideradas as primeiras 100 fotografias, a preto e branco e a cores. As candidaturas estão abertas até 30 de março de 2021.

O regulamento pode ser consultado no site oficial do Instituto Camões

Prémios SOS Azulejo

Os Prémios SOS Azulejo é a parceria entre o Projeto SOS Azulejo e algumas entidades portuguesas, entre elas a Direção Geral do Património e Associação Nacional de Municípios Portugueses.

De forma a valorizar e reconhecer ações de proteção e valorização do património azulejar português, as candidaturas estão abertas até ao dia 31 de março e são destinadas a organismos públicos ou privados, associações, empresas e pessoas a título individual.

Após ter sido cancelada devido à pandemia, a 12ª edição dos Prémios SOS Azulejo atribuirá de forma excecional, dois prémios: 2020 e 2021. A cerimónia decorre no Palácio da Fronteira a 25 de maio, como se lê no Projeto SOS Azulejo

Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa

Até ao dia 31 de março  a Câmara Municipal de Faro procura promover o aparecimento de novos poetas, mas também reconhecer o trabalho de poetas já consagrados. Instituído em 1999, o município homenageia os poetas farenses.

A Fundação Milénio BCP,com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve e Jornal de Letrasjuntam-se à Câmara Municipal de Faro e premiam o vencedor com um prémio de 5.000 euros.

Pode consultar as condições para participar no site do município.

Prémio Acesso Cultura

Este prémio procura reconhecer, divulgar e promover entidades, privadas, públicas, cooperativas, associações  e projectos que se distingam pelo “desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – à participação cultural, em Portugal“, como se pode ler no regulamento.

Poderão ser atribuídos entre um a três prémios, escolhidos pela associação sem fins lucrativos, Acesso Cultura.

As candidaturas devem ser enviadas até ao dia 18 de abril e os resultados serão divulgados em junho aquando a Semana Acesso Cultura.

As condições estão disponíveis em acessocultura.org

Prémio Leya

Destinado a galardoar uma obra inédita de ficção literária de escritores de língua portuguesa, na área do romance, o prémio Leya procura pessoas singulares, de qualquer nacionalidade. Para concorrer ao prémio de 50.000 euros a obra não pode ter sido apresentada em nenhum outro concurso com decisão pendente.

O Júri, nomeado pela LeYa, é composto por personalidades do mundo literário e cultural de língua portuguesa. No regulamento pode ler-se que “os originais devem ter um mínimo de 200 000 caracteres, incluindo espaços“.

As candidaturas decorrem até ao dia 30 de abril e as condições podem ser consultadas aqui.

Prémio Nacional de Conto J0ão de Araújo Correia

A segunda edição do Prémio Nacional de Conto João de Araújo Correia premeia a modalidade conto, com tema livre. A Câmara Municipal do Peso da Régua e a Tertúlia João de Araújo Correiaprocuram “promover e incentivar a produção literária em língua portuguesa e, simultaneamente, homenagear João de Araújo Correia“, com se lê no regulamento.

A obra deverá ser original e inédita, mas terá de ser assinada com um pseudónimo. O primeiro classificado ganha um prémio de 1.500 euros.

Pode concorrer até dia 30 de abril  e consultar o regulamento no site oficial do município do Peso da Régua.

Prémios Novos Talentos FNAC

A Fnac Portugal premeia novos talentos em várias categorias (ilustração, música, cinema, fotografia, escrita), este ano com a novidade de um segmento novo: videojogos.

Os prémios vão desde a cheques de 1.500 euros até equipamentos eletrónicos e procuram jovens com talento e paixão nestas categorias.

30 de abril é a data limite para a entrega das candidaturas e as condições estão no site da Fnac.

Prémio Literário Nortear

Uma iniciativa que une o norte de Portugal e a Galiza, Espanha, e é promovida pela Consellería de Cultura e Turismo – Xunta de Galicia, pela Direção Regional de Cultura do Norte (Portugal) e pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal.

Promover novos e jovens talentos, incentivar a produção de obras inéditas, no domínio da ficção e fomentar a circulação de obras literárias além fronteiras, são alguns dos principais objetivos deste concurso.

Um valor monetário de 3.000 euros e ainda a publicação da obra vencedora em edição bilingue, português e galego, os candidatos podem ser portugueses ou galegos (entre os 16 e 36 anos). As candidaturas encerram a 30 junho e o formulário está na página oficial do Nortear.

ABC… Compositores! — Prémio Incentivo à Criação

Um programa online do Projeto Educativo do Teatro Nacional de São Carlos, constituído por 10 episódios e dará a conhecer parte da vida e obra de dez compositores.

Este projeto foi criado em tempo de confinamento, causado pela pandemia e proporciona aos jovens compositores portugueses ou residentes em Portugal a possibilidade de escrever para a Orquestra Sinfónica Portuguesa e Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

O compositor, no máximo com 25 anos, tem de enviar a sua partitura e é destinado a compositores com formação em música clássica ou sinfónica, Coral-Sinfónica ou  Camerística O premiado vai ter a sua obra executada no Teatro Nacional de São Carlos e editada pela editora AvA Musical Editions.

Candidaturas abertas até dia 30 de junho no site do TNSC.

Prémio literário Luis Miguel Rocha

Um prémio criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Porto Editora , de forma a incentivar a criatividade literária, na área do romance, e fomentar o gosto pela escrita e leitura. Esta também é uma forma homenagear e divulgar o escritor Luís Miguel Rocha, nascido no Porto mas que muito cedo foi viver para Viana do Castelo.

O vencedor do prémio conquista um valor monetário de 6.000 euros e a publicação da sua obra pela Porto Editora. O concurso decorre até ao dia 1 de outubro, pode consultar o regulamento aqui.

Artigo editado por Filipa Silva