Os Daft Punk anunciaram o fim da banda esta terça-feira. Um vídeo partilhado nas redes sociais da dupla, intitulado “Epilogue” – que é um excerto do seu filme “Electroma” (2006) – foi o meio utilizado para comunicar aos fãs a decisão.
Num deserto, ao pôr-do-sol, com seus fatos e capacetes icónicos de viseira preta, os músicos despedem-se pouco antes de se autodestruir. Depois da explosão, o excerto inclui a música “Touch” e a mensagem 1993-2021. O vídeo já teve mais de 12 milhões de visualizações, em menos de 24 horas.
A publicista de muitos anos da banda, Kathryn Frazier, confirmou à Variety a separação da banda, mas não adiantou mais detalhes.
1993-2021
Foi em 1987 que Guy-Manuel de Homem-Christo (luso-descendente) e Thomas Bangalter se conheceram em Paris, na França, quando estudavam juntos no ensino secundário. Começaram por gravar algumas demos com colegas, acabando por criarem um grupo à base de guitarra chamado Darlin’.
Em 1993, numa rave na EuroDisney, encontraram o co-fundador da gravadora Soma Quality Recordings, Stuart Macmillan, a quem entregaram um demo que viria a ser a base do seu single de estreia: “The New Wave“.
No final da década de 90, a dupla prepara “Discovery“, o álbum que se tornaria a sua grande rampa de lançamento. Lançando em 2001, o álbum inclui um dos seus maiores sucessos, a música “One More Time” :
O repertório da dupla conta com 4 álbuns originais – “Homework” (1997), “Discovery” (2001), “Human After All” (2005) e “Random Access Memories” (2013). Este último foi vencedor de 3 Grammys em 2014: Melhor Álbum de Eletrônica/Dance, Melhor engenharia de som de álbum não-clássico e Álbum do Ano.
Em 2009, compuseram a banda sonora para o filme “Tron:legacy“, dirigido por Joseph Kosinski.
Para além destes álbuns, a banda colaborou com artistas a nível internacional, incluindo Pharrel Williams com o single “Get Lucky“, ganhando 2 Grammys em 2014 para Single do Ano e Melhor Performance Pop Duo/Grupo. O mesmo sucesso aconteceu, em 2016, com “Starboy“, um trabalho conjunto com o artista The Weeknd.
Passaram por Portugal em 2006, onde atuaram no festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar. Depois de quase 30 anos nos palcos internacionais, a dupla francesa encerra um ciclo optando por caminhos separados.
Artigo editado por Filipa Silva