Daniela Barros juntou-se a Estelita Mendonça no primeiro desfile desta sexta-feira do Portugal Fashion. A primeira apresentou a coleção “Atha”, onde o negro predominante é equilibrado pelo branco, numa silhueta ambígua e geométrica. Por sua vez, Estelita Mendonça, propôs uma coleção que teve como ponto de partida a ideia pré-concebida de uniforme.

“(The) Generation” foi o trabalho proposto por Susana Bettencourt, inspirado na arquitetura renascentista. Contou com tons que remetem para elementos marítimos, predominando os roxos, azuis e pêssego. Hugo Costa, que partilhou o segundo desfile com Susana Bettencourt, apresentou a coleção “Broken”, que reflete sobre a fragmentação dos objetos, interpretando, no vestuário, padrões e texturas de objetos quebrados.

O último dia

A 33.ª edição do Portugal Fashion fecha este sábado com a apresentação das coleções de Carlos Gil, Luís Onofre, Dielmar e Felipe Oliveira Baptista. Será, também, um dia dedicado à indústria, com Concreto e Cheyenne, e ao calçado Dkode, Fly London, Nobrand, entre outras marcas. Já o Espaço Bloom encerra com os trabalhos de Maria Martins e Pritt Franco, Cláudia Garrido, Joana Ferreira e Diana Matias.

Seguiu-se Diogo Miranda, que apresentou a coleção “Oscar”, que tem por base a contemporaneidade urbana e as obras de Oscar Niemeyer. O uso de tecidos termocolados permitiu a exploração das formas femininas e o volume nos ombros criou cinturas delineadas e uma silhueta ampulheta.

Por sua vez, Luís Buchinho sugeriu uma coleção versátil, denominada “Resort 2014”, com formas orgânicas e silhuetas esculturais desenvolvidas através de linhas assimétricas. Predominam os tons de verde numa abordagem mais minimalista e os laranjas nos looks mais fortes.

Miguel Vieira, que comemora 25 anos de carreira, apresentou uma estética descontraída, mas com alguns detalhes mais severos. A paleta de cores em tons pastel contrasta com os tons mais escuros, como o preto e o azul-marinho, compondo silhuetas esguias e geométricas.

A fechar o dia, Fátima Lopes propôs “Odissey”, uma coleção onde reinterpreta a mulher antiga e que tem como cor predominante o branco.

Espaço Bloom

O Espaço Bloom abriu a passerele com criações de alunos de algumas escolas de moda portuenses. Mais de 15 estilistas das escolas Árvore, Modatex, ESAD e EMP tiveram a oportunidade de apresentar as suas coleções.

Já com experiência nesta área, Teresa Abrunhosa apostou em estampados gráficos numa paleta de cores em tons ácidos e vibrantes. Seguiu-se Carla Lopes com a coleção “Mineral”, com tecidos quebradiços e brilhos metálicos em tons brancos e areias. Por fim, KLAR, dá continuidade à coleção da última estação, com uma performance sofisticada e clean, trabalhada com imagens estampadas referentes ao universo musical.