Chama-se “Inside Music Machine”, junta o violino da russa Ianina Khmelik e os teclados do português Hugo Novo, e acontece em prol da ciência. Neste espetáculo, que já aconteceu anteriormente na Reitoria da Universidade do Porto (UP), a violinista verá a sua atividade muscular e neuronal ser captada por um electroencefalógrafo e uma máquina termográfica.

Através da captação da radiação infravermelha do corpo humano, a máquina gera uma imagem codificada de cores – em que cada uma corresponde a uma determinada temperatura – e que pode ajudar a detetar possíveis lesões musculares.

A experiência decorre no palco da Casa da Música esta quinta-feira, 28 de novembro, pelas 21h30. O bilhete tem um custo de oito euros e esta é uma iniciativa conjunta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) e da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE).