Procura-se: balança, conjunto de fondue, afiador de facas, máquina de café, de pipocas, de massa fresca, de sumos, de pão… Quem é que nunca precisou de um destes objetos de cozinha e não o tinha à mão? E quem é que tem à mão todos estes objetos na cozinha e só os usou uma ou duas vezes?
“Partilha”. Essa é a palavra de ordem do projeto “The Kitchen Library“, uma espécie de base de dados de objetos de cozinha de pequeno e médio porte que pretende satisfazer as necessidades dos(as) cozinheiros(as) que não têm – ou que não querem ter – os armários e a dispensa a abarrotar de utensílios. Trata-se de ter à disposição a utilidade daquele produto sem ter que conviver diariamente com ele.
Partilhamos roupa, livros e boleias. Em Toronto, no Canadá, Dayna Boyer olhou à sua volta e lembrou-se de criar uma plataforma colaborativa em que as pessoas tanto podem doar como pedir emprestados objetos (por um período máximo de cinco dias). “O nosso site fornece os meios para as pessoas criarem as suas receitas que as inspiram”, disse ao National Post a criadora deste site.
À semelhança de uma qualquer biblioteca, os utilizadores da “Kitchen Library” pagam uma anuidade de 50 dólares (cerca de 36 euros) para terem acesso a todas as prateleiras desta mega-cozinha totalmente equipada. “Penso neste projeto como uma forma de nivelar o campo de jogo, dando acesso a todas as pessoas ao equipamento que precisam para criarem refeições saudáveis e sem constrangimentos de dinheiro e de espaço”, explica Dayna Boyer.
“Encorajamos as pessoas a devolverem todos os equipamentos limpos, mas, de qualquer forma, lavamo-los meticulosamente depois de nos serem devolvidos”. Dayana está ainda à espera de poder duplicar todos os objetos de forma a poder, por exemplo, ter uma lista de objetos a serem usados exclusivamente por vegetarianos ou na preparação de comida vegan.
Situado na avenida Danforth, “The Kitchen Library” partilha o espaço com o projeto “Toronto Tool Library“, com contornos em tudo semelhantes.