Começa um dia antes em Lisboa, mas chega sexta-feira ao Porto. A KINO, uma mostra de cinema de expressão alemã vai instalar-se, durante três dias, no cine-estúdio do Teatro do Campo Alegre, com uma extensão deste festival que se realiza na Alemanha.

Até domingo, os visitantes poderão assistir a cinco filmes que têm Berlim como centro das atenções. “Oh Boy” (2012), o filme mais premiado na Alemanha em 2013 (seis prémios nos “German Film Awards”, entre eles Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator e Melhor Argumento; o Prémio Revelação nos “European Film Awards”), do realizador Jan-Ole Gertser, será o primeiro em exibição, na sexta-feira.

Exibições

Sexta, 24 de janeiro
22h – “Oh Boy”

Sábado, 25 de janeiro
15h30 – “Os Arquitetos”
22h – “As Asas do Desejo”

Domingo, 26 de janeiro
15h30 – “Nenhum lugar para ir”
22h – “O Estranho Gatinho”

Nele, o público acompanha Nico, um jovem de 30 anos, que vive em Berlim, no tempo atual, e “interrompeu os estudos de direito há uns anos. Desde então, anda à deriva, sustentado por uma mesada do pai, que o julgava ainda estudante. Mas, numa manhã, o caixa Multibanco come-lhe o cartão” e seguem-se uma série de encontros bizarros com várias pessoas, descreve a sinopse. É caso para dizer “Oh Boy”…

No sábado, a tela ilumina-se para passar “Os Arquitetos” (1990). Neste filme, de Peter Kahane, o argumento gira à volta do projeto ambicioso que um grupo de jovens arquitetos tenta desenvolver para um centro cultural de uma nova e enorme zona residencial em Berlim Leste, mas que, aos poucos, vai-se mostrando inexequível. Mais tarde, é exibido o mítico filme de Wim Wenders, “As Asas do Desejo” (1987), que segue Damiel e Cassiel, dois anjos que vigiam a vida dos homens desde o alto de Berlim.

Por fim, no domingo, é exibido “Nenhum lugar para ir” (1999), de Oskar Roehler, que relata as últimas semanas de vida da escritora Gisela Elsner, e “O Estranho Gatinho” (2013), de Ramon Zürcher, que consiste numa “autêntica e divertida coreografia dos gestos quotidianos, uma pequena sinfonia do absurdo, que perturba a nossa percepção da realidade”, revela a sinopse. Os bilhetes para o festival KINO custam 4 euros e podem ser adquiridos no próprio Teatro do Campo Alegre. Qualquer informação adicional pode ser obtida através do número 22 606 3000.