Foi há 189 anos que a Régia Escola de Cirurgia ergueu-se, na cidade do Porto, para formar, na área da saúde, todos os estudantes interessados em seguir esse percurso profissional. Agora na forma da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), chega, mais uma vez, aquela altura do ano em que se comemora outro aniversário da instituição.

A cerimónia do Dia da FMUP está marcada para esta quarta-feira, a partir das 10h, com discursos iniciais de José Agostinho Marques, diretor da faculdade, e José Marques dos Santos, reitor da Universidade do Porto (UP).

Mas um dos momentos mais importantes das comemorações está reservado para as 10h30, com a intervenção de Richard Zimler, orador convidado da cerimónia, neste ano. O escritor, jornalista e professor “fará uma apresentação intitulada ‘A Voz dos Silenciados’, na qual falará sobre as lições de vida mais importantes que aprendeu durante os últimos vinte e quatro anos, desde que deixou a Califórnia para viver em Portugal. Focará sobretudo os temas da inspiração, da adaptação a novas realidades, e de como os seus romances o ajudaram a compreender o que queria fazer na vida”, informa a organização.

No Dia da FMUP haverá ainda tempo para impor as insígnias aos novos doutores e atribuir prémios aos melhores estudantes de Medicina do ano letivo 2012/2013. As tunas e o grupo de fados da faculdade vão trazer música às festividades.