No inquérito, foi analisado o nível de satisfação dos passageiros em relação a 153 aeroportos, seis dos quais portugueses (Porto, Lisboa, Funchal, Ponta Delgada, Faro e Porto Santo).

Os aeroportos asiáticos e com grande volume de tráfego são os mais apreciados. Singapura, Hong Kong (China), Tóquio (Japão) e Dubai (Emirados Árabes Unidos) encontram-se no topo da lista, surgindo na quinta posição o Sá Carneiro, no Porto, o primeiro da Europa.

Seguem-se os aeroportos de Lisboa (24.ª posição), Funchal (54.ª posição), Ponta Delgada (67.ª posição), Faro (70.ª posição) e Porto Santo (132.ª posição).

No que diz respeito a companhias aéreas, das 76 analisadas pela DECO, a TAP surge no 32.º lugar e a SATA na 44.ª posição. Singapore Airlines (Singapura), Emirates (Emirados Árabes Unidos) e Cathay Pacific (China) lideram a lista.

Melhor da Europa

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro está localizado no Porto. O nome foi-lhe atribuído em homenagem ao primeiro-ministro português (Francisco Sá Carneiro) que morreu em 1980 num desastre aéreo. De acordo com o número de passageiros, é o terceiro maior de Portugal (depois do Aeroporto de Lisboa e do Aeroporto de Faro). Para poder receber o crescente número de viajantes, o aeroporto tem feito obras de ampliação nos últimos anos.

Relativamente à TAP, o “pessoal de bordo, os horários dos voos e o conforto” são fatores que satisfazem os inquiridos. A “principal crítica” apontada é o preço dos bilhetes. No caso da SATA, o inquiridos destacam o “pessoal de bordo como critério positivo”, mas, pela negativa, apontam o “custo das passagens e a pontualidade”.

Resultados do inquérito mostram ainda que a TAP foi a transportadora escolhida por 32% dos portugueses inquiridos, seguindo-se as companhias aéreas “low cost” – Ryanair (11%) e easyJet (11%).

O inquérito foi também realizado em países como Brasil, Espanha, Itália, França e Bélgica por associações idênticas à DECO, tendo sido obtido um total de 9279 respostas, das quais 1797 em território nacional.

O inquérito será publicado na edição de abril da PROTESTE, a revista da associação de defesa do consumidor, onde poderá consultar o estudo completo e aceder a outras informações.